PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA AUTORIZADA PELO MEC

Pós-graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual - especialização lato sens

Descrição

A Pós-Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual apresenta os conhecimentos necessários para que o aluno possa atuar dentro das organizações de apoio às pessoas com deficiência intelectual e necessidades educacionais especiais.


Turmas disponíveis:

Carga horária: 420 horas

Duração: 15 meses


VALORES

Inscrição: de R$ 159,80 por R$ 79,90

Mensalidade: 15 x R$ 208,42 ou de R$ 3126,32por R$ 2813,69 à vista

Pague suas mensalidades até dia 10 de cada mês e garanta 5% de desconto.

Informe seus dados:

Promoção

Conteúdo

Sistema Avaliativo

Metodologia

Público Alvo

Instituição

Corpo Docente

Encontro Presencial

Matrícula

Investimento

Receba o conteúdo por e-mail

Informe seus dados e receba este conteúdo programático em seu e-mail:

Disciplinas C/H Conteúdo programático

Introdução à Educação a Distância

40

As Tecnologias e o Cotidiano
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia em diferentes contextos
Definições de Educação a Distância
Breve Histórico da EAD
Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior
Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação
O papel do professor, do aluno e dos tutores
Colaboração e propostas de comunidades virtuais
Informática na educação para todos ou para alguns. Democratização da informática

Disciplinas C/H Conteúdo programático

Fundamentos da Educação Especial

40 Direito à Diversidade
Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão
Política Nacional de Educação Inclusiva
Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico
Identificação de necessidades educacionais especiais
Disciplinas C/H Conteúdo programático

Desenvolvimento e Aprendizagem

40

Desenvolvimento humano e aprendizagem
Funções cognitivas, sensoriais e motoras.
O afeto e sua relação com a aprendizagem
A importância do afeto para o saber pedagógico e o aprender escolar
Estruturas da cognição no processo de aprendizagem
Teoria de Piaget
Teoria de Vygotsky

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Deficiência Intelectual 40 Deficiência intelectual
A deficiência Intelectual na humanidade
Concepções sobre a deficiência intelectual.
A escola comum diante da deficiência intelectual.
A prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual: Currículo e Avaliação Pedagógica.
Práticas de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual.
Possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental.
Interação e mediação pedagógica
Disciplinas C/H Conteúdo programático

Planejamento, execução e avaliação

40

Currículo e planejamento
Projeto e plano de aula
A relação professor aluno e a aprendizagem
Avaliação: Família/escola, estudo de caso.

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Atendimento Educacional Especializado - AEE na Deficiência Intelectual 40

O trabalho no espaço escolar: da identificação às alternativas de ensino para o aluno com DI.
Métodos, técnicas e recursos para o ensino de alunos com DI.
Atuação da equipe multidisciplinar.

Disciplinas C/H Conteúdo programático

Tecnologia Assistiva

40

Conceitos da TA
Avaliação e implementação da TA
Modalidade da TA
Rompendo barreiras para o aprendizado
Comunicação Aumentativa e Alternativa.

 

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Metodologia do Ensino Superior 40

A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades.
O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano

Disciplinas C/H Conteúdo programático

Métodos e Técnicas de Pesquisa

40

Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 60 Elaboração do trabalho de conclusão de curso

* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

* Discip

O sistema avaliativo é composto por:


  • Atividades: atividades avaliativas em grupo ou individualmente realizadas no decorrer de cada módulo. São divididas em: Análise/estruturação de artigos científicos. Estudo de casos clínicos e Avaliação modular.
  • Participação: desempenho nas atividades em fóruns e discussões.
  • Prova Online*: realizada a cada final de módulo no ambiente virtual de aprendizagem.
  • Prova Final: prova presencial versando sobre todo o conteúdo do curso.
  • Trabalho de Conclusão de Curso: produção e apresentação de um ARTIGO CIENTÍFICO, conforme normas específicas do curso.


* As questões da prova online são aleatórias.

* Será considerado aprovado, tanto nos módulos como no curso de pós-graduação lato sensu, o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0.

* O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso como modelo abaixo.

A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação adota um modelo de tutoria ativa, em que os professores têm competência conceitual, pedagógica e metodológica para acompanharem o estudante ao longo de todo o curso, motivando-o a participar e a interagir com o grupo por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente virtual (barra lateral direita). Os tutores acompanham de maneira ativa os pós-graduandos, por meio da assistência diária e em clima de cordialidade, respeito e de problematização dialógica. Assim, os pós-graduandos sentem-se mais seguros, com a certeza de que podem contar com professores-tutores para o esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de questões e para a construção de conhecimentos. Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, os pós-graduandos contam com o acompanhamento constante de um professor-orientador.
Professores, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais profissionais com interesse na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva.
Logo UCDB

Universidade Católica Dom Bosco. Portaria MEC n.º 1547, de 27 de outubro de 1993 (Publicação DOU em 28/10/93).

A Universidade Católica Dom Bosco está credenciada, pela Portaria Ministerial nº 550, de 25 de fevereiro de 2005, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

Os cursos de especialização oferecidos por Universidades não constam de "reconhecimento" junto ao MEC, porque não existe reconhecimento para curso de especialização.

O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

Mais informações podem ser encontradas no site no MEC, em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13070:os-cursos-de-pos-graduacao-lato-sensu-precisam-ser-autorizados-e-reconhecidos-pelo-mec&catid=127:educacao-superior

O corpo docente é composto por:


  • Tutores de Interação: Responsáveis pelas dúvidas técnicas e gerais dos alunos.
  • Tutores Colaboradores: Convidados que colaboram na produção e atividades do curso.
  • Tutores Conteudistas: Responsáveis pela elaboração do material didático escrito do curso.
  • Tutores Orientadores: Disponíveis para orientação da elaboração de trabalho de conclusão de curso.
  • Tutores Titulares: Responsáveis pelas disciplinas, respondendo às dúvidas específicas encaminhadas pelos tutores de interação.


Verifique abaixo os tutores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:


Nome Currículo Coordenador Interação Colaborador Conteudista Orientador Titular
Ma. Blanca Martin Salvago Curriculo Lattes Conteudista Titular
Dr. José Manfroi Curriculo Lattes Conteudista Titular
Dra. Maria Cristina L. Paniago Lopes Curriculo Lattes Conteudista
Ma. Maria Luiza Arruda de Almeida Serra Curriculo Lattes Conteudista Titular
Esp. Tânia Maria Filiú de Souza Curriculo Lattes Coordenador Conteudista Orientador Titular
Ma. Tania Rocha Nascimento Curriculo Lattes Conteudista Orientador Titular
Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.
Os pós-graduandos podem optar por participar do encontro presencial em qualquer uma das capitais brasileiras.
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório em todas as capitais brasileiras.

1. Realize seu cadastro. Clique aqui para se cadastrar.

2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;

3. Envie os seguintes documentos:

  1. 2 fotos 3x4;
  2. Cópia autenticada de RG e CPF;
  3. Comprovante de residência recente em nome do participante;
  4. Cópia autenticada frente e verso do diploma de graduação;
  5. Requerimento de matrícula/termo de adesão assinados com firma reconhecida.

Observações: Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação.

Parcelado em:

2 x R$ 1.563,16
3 x R$ 1.042,11
4 x R$ 781,58
5 x R$ 625,26
6 x R$ 521,05
7 x R$ 446,62
8 x R$ 390,79
9 x R$ 347,37
10 x R$ 312,63
11 x R$ 284,21
12 x R$ 260,53
13 x R$ 240,49
14 x R$ 223,31
15 x R$ 208,42


Ou parcela única:
De R$ 3.126,32 por R$ 2.813,69


* 5% de desconto para pagamento até o dia 10 de cada mês no boleto bancário ou na opção por pagamento via cartão de crédito.

Obs.: a geração de boleto somente ocorre após o recebimentos e conferência dos documentos.

Ao adquirir este produto, você aceita o Termo de Uso do Portal Educação.


Ofereça esse e outros cursos para seus colaboradores: Cursos para Empresas.

Números do portal educação

  • 1.184.327
    matrículas em cursos
  • 96,19%
    de índice de satisfação
  • 98%
    indicariam os cursos a amigos
  • 92%
    acham o material bom/ótimo
  • 31
    prêmios e conquistas
  • 10
    canais de atendimento
  • 210
    colaboradores diretos
  • 1000
    colaboradores indiretos
  • 65
    países alcançados